Loading

Menu

Tecnologia

Manual

Templates

Widgets

Módulos Flash

Ajuda

Outros










O que é o RSS?

O que é o RSS?

RSS (Really Simple Syndication ou Rich Site Summary)...
É um formato baseado na linguagem XML que permite listar o conteúdo de páginas Web de forma a facilitar a sua distribuição na Internet.

O formato é particularmente prático para a consulta de notícias em permanente actualização. Com um feed RSS as notícias de uma dada página podem aparecer como “bookmarks” numa janela do seu “browser” ou como mensagens de mail.

Em suma, esta tecnologia permite ver a informação que necessita num só lugar, mesmo que sejam proveninentes de vários sites.

Se já é conhecedor desta tecnologia e deseja adicionar uma fonte, pode fazê-lo ao adicionar uma página do tipo RSS. Insira a categoria a que pertence e prencha os restantes dados pedidos. O sistema irá testar a sua fonte e verificar se esta é válida. Se o sistema o informou que a fonte era inválida, mas no entanto pensa que esta fonte era válida, isso pode ter sido causado por várias razões.

  1. O site estava em baixo no momento em que tentou adicionar a fonte
  2. A sua fonte é proveniente de um blogue que tem um template personalizado, o que pode interferir com a correcta recepção do mesmo.
  3. A fonte não tem uma estrutura de código válida.

Se mesmo assim acha que a fonte é válida e o sistema a considerou inválida incorrectamente, entre em contactos connosco através do email suporte@blogtok.com

Como adiciono?
Ao adicionar uma nova página de conteúdos RSS deverá primeiro decidir se deseja especificar os sites de onde deseja visualizar a informação ou se deseja visualizar a informação resultante de uma procura.

  • Através de sites: Com esta opção seleccionada é-lhe possível visualizar sete categorias principais onde estão organizados todos os sites. Clique sobre a categoria que pretende e de seguida seleccione a caixa de selecção do site prentendido. Pode seleccionar os sites que desejar, no entanto aconselhamos a não seleccionar mais que autro por forma a não demorar muito tempo ao carregamento da página.
  • Através de procura: Ser-lhe-ão apresentados quatro campos para preencher com as palavras que deseja procurar. Pode preencher apenas um campo. Depois de inserir as palavras que deseja procurar, separadas por espaços, escolha as categorias onde deseja pesquisar.
    Exemplo: Sou adepto do futebole que saber tudo o que se passa sobre os clubes. Sendo assim no primeiro separador coloco a palavra Benfica e escolho a categoria xKurt - Lazeres. No separador número 2 insiro a palavra sporting, no 3 a palavra Porto. Assim saberei as últims notícias dos três grandes. Agora esolha você o assunto a pesquisar...

Mais Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogtok
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_blogues

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rss

 

Informa-e que os 3 primeiros RSS Readers via Web a aparecerem a nível mundial foram:

Bloglines
Google Reader
BlogTok
 


 

Informação Especial:

O sistema de gestão de conteúdos que está na base da administração dos sites criados no ambito do Portal Blogtok permite agregar sites via RSS. Essa prática, apesar de legal, pode parecer menos própria para o autor do site. A todos aqueles que não desejem ter o seu site agregado pela tecnologia RSS podem solicitar, via contacto, que tudo faremos, para junto do autor do respectivo site agregador, desactivar o mesmo. Esta prática é uma importante fonte de promoção ao seu site .  Como respeito aos direitos autorais colocamos duplo Link da fonte - No título e no rodapé.